App id.gov.pt: Saiba o que é e qual a funcionalidade

A App ID.GOV.PT consegue fornecer permissão para aceder a um importante grupo de documentos, facilitando sua vida afim de que nunca fique sem andar com identificação.

Esta útil aplicação móvel foi criada desde 1 de janeiro de 2019, pelo Estado sendo colocado a disposição nas versões para Android e iOS, tornou-se uma ótima solução, em caso de circunstâncias de ausência dos documentos.

De acordo com o que diz  artigo 85.º do Código da Estrada, há uma série de documentos que os condutores ficam obrigados a portar junto ao carro.  Sendo esses a Carta de Condução além de um documento de identificação pessoal, sendo neste caso por exemplo o Cartão de Cidadão. 

Ficando em falta de tais documentos se expõe a sansão com aplicação de multa, sendo esta variar dos 60 euros aos 300 euros. Portanto, se forem neste caso feita a apresentação no prazo estabelecido de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, tal multa citada pode ser de 30 euros a 150 euros. 

Descubra detalhes sobre a app id.gov.pt

A app ide.gov.pt trata-se de uma aplicação que oferece ao cidadão efetuar a consulta e guardar, seja a todo momento, todos os  seus dados referentes aos seus documentos de identificação emitidos por qualquer das entidades públicas. Em poucas palavras, podemos afirmar que se trata de uma carteira eletrónica para os documentos de identificação. 

Em um primeiro momento, se encontram a disposição através desta app, todos os dados do Cartão de Cidadão, ainda da Carta de Condução e inclusive dados do Cartão da ADSE (para quem tiver). 

Ressaltamos ainda que a app id.gov.pt possui e garante a mesma validade legal, neste caso dos documentos em formato físico. Sendo asim, esse documento electrônico permite fazer prova, dos mesmos, perante todas as entidades e autoridades, pode-se agregar inclusive as privadas, que venham solicita-las.

Todas essas garantias citadas foi afirmada por meio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), ao participar e efetuar algumas declarações quando estava em programa de televisão, nesta feita fez menção que tal app pode sim substituir com totais poderes legais todos os cartões físicos e que tem suporte legislativo. 

App id.gov.pt

Aprenda como fazer para instalar esta aplicação

Afim de efetuar a efetiva instalação da app id.gov.pt no telemóvel, o utilizador interessado tem que possuir uma Chave Móvel Digital ativa, tal requisito é primordial para todas as funcionalidades oferecidas pela aplicação. 

Essa referida Chave Móvel Digital precisamente uma maneira única de efetuar a autenticação, a qual vai permitir que seja feita a associação de um número de telemóvel, juntamente ao número de identificação civil.

Por acaso ainda não possuir a mesma, então deverá solicitar. Afinal de contas vale a pena fazer uso dessa tão importante ferramenta, dado as facilidades que pode oferecer aos seus usuários.

Siga todos os seguintes passos para conseguir ativar a sua: 

  1. Primeiro passo deverá descarregar a app: Se que o novo usuário pode escolher essa aplicação, na versão que mais deseje sendo mobile, através da Google Play e da APP Store
  2. Em seguida tem que efetuar a definição do seu código único de acesso: Logo após concluir esse processo de instalação, para fazer o uso desta nova app é simples e fácil. Pode iniciar o uso deve então nesse momento definir um código de acesso que devem possuir quatro dígitos, o qual o usuário vai utilizar todas as vezes em que tiver necessidade de aceder à aplicação; 
  3. Na sequência mais um passo que é de carregar os cartões: Nesse caso esse passo é de fazer a seleção dos cartões, os quais deseje para então carregar em Continuar.
    Nesse período em que está sendo obtido os dados é recomendado que o novo utilizador aguarde por um momento, tendo o cuidado para evitar sair da aplicação ou neste caso mudar de página. Então a obtenção dos dados é quase no mesmo instante. 
    Logo após obter todos os dados, será possível ter todo o acesso aos detalhes de seus documentos;
  4.  Efetuar a autenticação: Ao concluir essa etapa de adicionar os seus cartões sendo validada e em seguida autenticada tal operação, passa a ser pedida neste caso sua chave móvel digital. Durante essa etapa deve colocar o seu número de telemóvel e o PIN de acesso. Afim de que tudo venha a ser validado, o novo usuário recebe então um código por meio de SMS que deverá então fazer a introdução de seguida. 

Principais funções oferecidas pela aplicação

A app id.gov.pt tem em sua apresentação diversas funcionalidades, a exemplo da visualização e ainda oferece a partilha de dados dos referidos documentos da pessoa. Faz inclusive a validação de todos os dados da identificaçã, bem como efetua por meio de um validador com sistema de “QR code”, que fica a disposição localizado no menu. Inclusive podem ser validados pelo usuário e também descarregas em um documento no formato PDF certificado, com opção para ser partilhado, com todos os respectivos dados constantes no documento, com finalidade de efetuar a confirmação de sua total autenticidade. 

Essa poderosa aplicação também funciona na modalidade offline. Neste caso específico, é uma situação, na qual não se pode efetuar qualquer tipo de validação pelo modo de “QR Code”, muito menos proceder à atualização dos dados ainda tarefa como de gerar documentos PDF. 

Através da app id.gov.pt se pode fazer a descarga dos dados de toda a documentação, em tempo real. Sendo assim, garante que não ocorra alguma falsificação ou alteração.

Tal medida configurada como «Identificação no Telemóvel», fica por certo integrada no programa do Simplex+ 2018. Tal programa fez a proposta em “criar um protótipo que disponibiliza, em aparelhos smartphones, uma perfeita e autêncita imagem com total certificação como de qualquer documento de identificação. Como mais um fator de vantagem, além da imagem, essa aplicação pode permitir que seja feita uma confirmação da autenticidade do cartão através de um código de verificação público, consultável online”. 

Neste momento estão disponibilizados todos os dados do Cartão de Cidadão, além da Carta de Condução e do Cartão da ADSE, mas se espera para breve que inclusive sejam integrados os dados constantes de outros documentos.