Skip to content

Inventor do Cubo Mágico é tema do Doodle Google

Jogos conhecidos do Google Doodle - os Desafios Cubo Magico

O Doodle Google reservou uma homenagem especial para o inventor do Cubo de Rubik, mais popularmente conhecido por Cubo Mágico. A obra prima de seu criador, o húngaro Ernő Rubik entrou para a lista dos jogos conhecidos do google doodle.

Ficando como tema do Doodle do Google por 24 horas em 2014, ilustrando a tradicional página inicial do buscador onde todos podima contemplar tão famoso quebra-cabeça, em seu formato tridimensional em celebração dos 40 anos da criação desse tradicional brinquedo.

Saiba mais sobre o Cubo Mágico um dos jogos conhecidos do google doodle

Ainda falando da história do “Cubo Mágico“, onde em 1974 surgiu o seu primeiro protótipo, nos dias atuais ainda é considerado uma das brincadeiras mais interessantes para muitas pessoas, mesmo em diferentes gerações.

Sendo de um baixo custo e sua confecção de plástico, o Cubo de Rubik é um brinquedo que tem seis lados em diferentes cores. Há um empolgante desafio pela frente, onde logo após serem misturadas as peças, a meta principal desse jogo é finalizar com cada face do cubo com apenas uma cor.

Versões mais populares do Cubo Mágico

De todas as versões, uma das mais conhecidas do público é a de 3x3x3 (lados), porém, podem ser encontrados modelos que apresentam o jogo com 2x2x2, 4x4x4 e 5x5x5; podendo aumentar ou diminuir as dificuldades para solucionar.

Jogos conhecidos do Google Doodle - Desafios Cubo Magico
Jogos conhecidos do Google Doodle – Desafios Cubo Magico

Aprenda a solucionar o Cubo Mágico no Doodle Google

Sendo um dos jogos do Google Doodle mais desafiantes, o Cubo Mágico levou para a página inicial do Google a emoção e o poder da terceira dimensão. Onde os internautas podiam ter a possibilidade de solucionar um Cubo Mágico virtual.

A única facilidade era de acessar o brinquedo online, indo para a página do buscador e em seguida clicar no objeto para começar a resolvê-lo. Para os manuseios e jogar, o usuário deveria com o ponteiro do mouse movimentar a peça, simulando o que se faz no original e físico.

Tudo se resumia em um clique simples, indo até a linha horizontal para conseguir girá-lo para a direita e clicar e arrastar na direção contrária, fazendo assim o movimento inverso.

Se o jogador pretendia mover uma linha na vertical, seria preciso nesse caso clicar e arrastar em todos os lados. Mas também podia se preferisse, jogar o game nos seguintes atalhos mostrados na imagem abaixo:

Jogos conhecidos do Google Doodle - O Cubo Magico
Jogos conhecidos do Google Doodle – O Cubo Magico

Cubo Mágico saiu de uma sala de aula para conquistar o mundo

Foi no ano de 1974, onde o criador do cubo mágico o professor Ernő Rubik teve essa fabulosa ideia. Ele fazia parte do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste, na Hungria.

Nesse ano mencionado, Rubik resolveu elaborar um protótipo de cubo no qual pretendia ilustrar o conceito de terceira dimensão. Tudo isso fazia parte de uma atividade para os seus alunos do curso de arquitetura, onde o objetivo seria de inventar uma peça que fosse perfeita para a sua demonstração.

Quando surgiu a peça inicial, que foi fabricada por Rubik a mesma era construída de madeira. As próprias mãos do professor foram usadas para pintar cada um dos seus lados.

As cores eram bem distintas e foram usadas dessa maneira afim de a pessoa, ao girar essas faces do cubo, conseguisse obter uma visualização perfeita desse movimento que seria realizado. Segundo consta, o quebra-cabeças Tamgram serviu de inspiração para essa criação do objeto.

Maiores desafios na criação do Cubo Mágico

Se tornou como um dos maiores desafios para construir o cubo, a estrutura que devia ter a capacidade para suportar essa peça, ainda ter que ser suficientemente firme para a excessiva quantidade de movimentos, que seriam feitas com esse brinquedo.

Para muitas pessoas esse é apenas um objeto colorido, mas na verdade é uma invenção muito complexa. Só para se ter uma noção dessa dimensão sistemática, o Cubo Mágico têm pelo menos 43.252.003.274.489.856.000 (são 43 quintilhões) de combinações possíveis.

Embora não tivesse qualquer tipo de apoio externo, o professor Rubik cumpriu sua meta, conseguindo que o Cubo Mágico tivesse inicio em sua produção em 1978.

Após seu lançamento, não conseguiu ter muito sucesso pelo menos nos meses iniciais sendo muito pouco êxito seu primeiro ano de criação. Porém, aos poucos esse engenhoso brinquedo se tornou popular e já se podia vê-lo em diversos lugares, onde as pessoas tentavam solucionar o desafio e isso principalmente nos pontos públicos da Hungria.

O Cubo de Rubik, ou Cubo Mágico teve sua grande ascensão, alcançando extrema popularidade a partir de 1980, época em que o objeto começou a ser exportado em quantidades de milhões para o mundo todo.

Afim de conseguir atender a enorme demanda mundial, o Cubo Mágico teve sua produção iniciada em diferentes países, incluindo o Brasil.