Trabalhador Independente Calculadora Segurança Social

Trabalhador independente precisa estar atento com relação aos ganhos, bem como as depesas. Para que possa levar esses números equilibrados, manter as contas em dia para conseguir sucesso financeiro.

Pensando nisso existe a calculadora Segurança Social, que recentemente foi atualizada, que inclusive atende aos empresários auxiliando em diversos processos. Tudo de acordo com o novo código contributivo publicado no Diário da República.

Como o trabalhador independente pode usar a Calculadora Segurança Social

Com muita praticidade esta ferramenta tem ajudado muitas pessoas, se trata de um simulador para efetuar o cálculo e usa como base de incidência contributiva, com indicativos para a Segurança Social.

Esse cálculo é referente aos trabalhadores independentes, considerando as alterações significativas dentro do chamado regime de recibos verdes, introduzidas em Janeiro do ano corrente.

Trabalhador independente a recibos verdes como usar a calculadora

Ocorreram diversas mudanças que afetaram diretamente quem trabalha a recibos verdes. Sendo que o rendimento mais destacado, considera que os rendimentos do trimestre anterior, onde acabam os escalões, a taxa contributiva foi reduzida e os trabalhadores independentes tem agora que preencher uma declaração de rendimentos trimestral.

Para efetuar a simulação quais os dados necessários

É preciso estar dentro dos requisitos, sendo esses os que destacamos abaixo:

  • Sendo trabalhador independente ou empresário em nome individual;
  • Sobre o regime se for simplificado ou contabilidade organizada;
  • Possuir isenções (se sim, quais são);
  • Valor sobre seu rendimento trimestral.

É preciso que o interessado faça o preenchimento correto, colocando todos os campos indicados, afim de obter o cálculo preciso de sua segurança social.

Em seguida deve então introduzir as informações completas, para que a ferramenta realize os cálculos apresentando qual é o rendimento relevante, referente a base de incidência mensal, além da percentagem da taxa aplicada, ainda o respetivo valor contributivo e não esquecer dos valores alternativos de contribuição.

Nesse sentido, sendo trabalhador independente, o interessado pode apurar toda esta informação antecipadamente, afim de conseguir uma melhor gestão das suas finanças e, futuramente ver a possível poupança que pode conseugir.

Clique aqui para acessar a Calculadora da Segurança Social

Trabalhador Independente Calculadora Segurança Social
Vector illustration for website banner, marketing material, business presentation, online advertising.

Veja também o Simulador de Pensão Líquida 2020

Muitas pessoas também buscam as facilidades de usar o Simulador de Pensão Líquida 2020. Com essa facilidade poderá fazer todo o cálculo de sua pensão liquida, inclusive descobrir quanto vai receber, após todas as deduções.

Os pensionistas podem utilizar tal ferramenta, tanto aqueles de atuação no sector público ou do privado, em apenas alguns cliques poderá ter as tabelas de retenção de 2020 (disponíveis ao fazer a simulação), colocando o seu estado civil, ainda informações como se tem dependentes e se, o seu cônjuge ou o seus dependentes, são portadores de necessidades especiais.

Os dados necessários para a Simulação da Pensão Líquida 2020

Para conseguir os cálculos mais corretos, deve preencher os campos e inserir as informações certas:

  • Qual é a sua área de residência (Portugal Continental ou Arquipélagos);
  • Informar sobre o estado Civil;
  • Qual é o Tipo de pensão;
  • Total do Valor bruto da pensão;
  • Informar sobre o Número de dependentes;
  • Número de dependentes portadores de deficiência.

Com certeza essa é uma ótima ferramenta, devido a grande importancia de saber o valor da sua pensão líquida, certamente isso vai ajudá-lo num melhor planeamento das suas finanças pessoais e da sua poupança. Lembre-se de inserir a sua renda mensal PPR (Plano Poupança Reforma), caso tenha subscrito um.

Acesse aqui a Calculadora de Pensão Líquida

Conheça o Simulador de Subsídio de Desemprego

Outra ferramenta muito útil para os trabalhadores de um modo geral, principalmente aqueles que se encontram em uma situação de desemprego, que de fato é uma condição desconfortável, mas é importante que esteja o mais preparado e informado possível. 

Veja como ter acesso a todas as informações, ao utilizar esse Simulador de Subsídio de Desemprego e em poucos minutos já vai saber por exemplo, durante quanto tempo e qual o valor real que vai receber ao longo do período.

Acesse aqui o simulador de Subsídio Desemprego

Leia ainda: IRS e IMI: Veja prazos de pagamento e reembolso